segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

De olho no futuro



Maikon Fernando Souza Leite nasceu no dia 3 de Agosto de 1988 em Mogi das Cruzes no Brasil. Maikon Leite foi descoberto nas categorias de base do Santo André, era um garoto pequeno de estrutura fraca, mas que tinha uma enorme habilidade coma a bola nos pés, com base nisso o jovem garoto firmou-se na posição de atacante. Bastante ofensivo e goleador Maikon Leite ganhou o apelido de “menino prodígio”, sua preparação no Santo André foi essencial para sua transferência para o Santos. Em 2008 atuando nos gramados da Vila Belmiro, Maikon Leite agradou muito sua torcida ao marcar seu primeiro gol na goleada contra o Vasco da Gama, e mais, sofreu 3 pênaltis na partida e deu uma assistência para o colombiano Molina. Encheu ainda mais de alegria dos torcedores santistas quando marcou o único gol da vitória do Alvinegro praiano em pleno Beira-rio pelo Brasileirão 2008. Em 17 de Agosto de 2008, Mikon Leite rompeu todos os ligamentos do joelho, o que lhe afastou dos gramados ate 2009. Após 8 meses de recuperação e treino, Maikon Leite foi enfim foi liberado pelos médicos do Santos para voltar a jogar, em conta disso o jovem atacante foi cogitado para enfrentar a equipe do Palmeiras, para a disputa da semi-final Campeonato Paulista. Depois participou 24 minutos da primeira partida valida pela final do Campeonato Paulista, contra o Corinthians.  Porem no dia 21 de Junho contra o Atlético Mineiro, em uma partida valida pelo Brasileirão, Maikon rompeu novamente os ligamentos no mesmo joelho da contusão anterior, o que lhe tirou de campo ate Janeiro de 2010. Após se recuperar da lesão, fez um bom Campeonato Paulista, mas, por conta do seu baixo aproveitamento, a diretoria santista julgou empresta-lo para que o jogador pudesse adquirir experiência, tanto que em 27 de Maio Maikon Leite foi integrado à equipe do Atlético Paranaense. No dia 9 de Janeiro de 2011 assinou um pré-contrato com o Palmeiras, e chegou a ser anunciado como novo reforço da equipe paulista. Entretanto só poderá jogar pelo time alviverde em Julho, após o termino do contrato com o Santos. Enquanto sua ida para o Palmeiras ida não e concretizada ficaremos de olho no que Maikon Leite pode nos oferecer e nos os gols que pode marcar.
Mateus da Matta

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O soldado argentino



Jonathan Cristaldo nasceu no dia 5 de Março de 1989 na cidade de Buenos Aires na Argentina. Seus primeiros contatos com o futebol foram pela equipe infantil do Vélez Sársfield, garoto franzino de altura baixa, mas que era dono de uma habilidade incrível, Cristaldo dedicou-se muito para que pudesse alcançar os seus objetivos. Entre os anos de 2004 e 2006, “Churry” (apelido dado pelos colegas de equipe), já jogava pela equipe de juniores, sempre se destacando e oferecendo ao seu publico um espetáculo de gols. O tempo foi passando e o jovem garoto foi tornado-se um homem e com isso ganhando maturidade e responsabilidade dentro de campo, seu desenvolvimento era tanto que em 2007 Cristaldo chegou ao profissional do Vélez pra disputar o Apertura. Sua estréia pela equipe do Vélez foi na partida contra o Rosario Central, infelizmente sua equipe foi derrotada e Cristaldo não atuou bem. Seu primeiro gol foi marcado no segundo no Clausura, na partida de volta contra o Rosario Central. O ataque da equipe do Vélez era formada pelos titulares Larrivey e Rodrigo López, ambos com qualidades ofensivas exemplares,por conta disso Cristaldo tinha muito trabalho pela frente, Churry só aparecia como reserva e as vezes nem era escalado. Perto do termino do campeonato Churry sofreu uma lesão no menisco o que lhe fez ficar de fora ate depois do fim da competição. Ao total Cristaldo fez 14 partidas e marcou 4 gols. Na temporada seguinte, Cristaldo não poderia ter começado melhor, alem de começar a atuar como titular, foi o responsável por classificar sua equipe para a Sul-Americana 2009, eliminando a temida equipe do Boca Juniors. Pelo Apertura 2009, Cristaldo juntamente com Maxi Morales foram os artilheiros da equipe ambos com 5 gols. Um dos lances mais marcantes para Cristaldo foi seu gol de bicicleta de fora da área no Jogo contra o Huracán. Logo no início de 2010 Churry sofreu uma lesão que o tirou de varias partidas pelo Apertura e da Libertadores. Após voltar de lesão Cristaldo atuou pouco, fez algumas partidas, mas como reserva e terminou novamente com 5 gols. Em Janeiro de 2011, Churry juntou-se a equipe do Metalist da Ucrânia, clube que comprou 80% dos direitos do jogador. Ficaremos atentos para saber o que mais Cristaldo vai aprontar, e veremos se o jovem atacante merece vestir a camisa da seleção Argentina.
Mateus da Matta

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Um pequeno entre os gigantes



Ricardo Moreno Machado nascido no Rio de Janeiro, Brasil, mas por motivos familiares naturalizou-se espanhol. Rodrigo Moreno apareceu para o futebol como atacante na equipe juvenil do Celta de Vigo em 2008, pela habilidade demonstrada e maturidade de ante de seus superiores não ficou muito tempo no Celta, tanto que em 2009 foi integrado ao Real Madrid C. Atuou pela equipe de Madrid por apenas um ano e marcando 3 vezes, Ricardo enquanto estava na Espanha participou da equipe do Real Madrid C e B, como não tinha muita chance o jogador foi negociado. Na janela de transferências de Julho de 2010, o jovem espanhol viajou para Portugal para assinar um contrato lucrativo com o Benfica, no entanto no contrato foi imposto que o Real Madrid pode recontratar o jogador por uma verba de 12 milhões de euros. Seu compromisso do Benfica era de 5 anos, a diretoria do clube achava impressionante a facilidade de finalizar do jovem, mesmo com muitas qualidades a diretoria em fim decidiu que para o jogador ganhar mais experiência era preciso testá-lo, resultado disso em Agosto de 2010 Ricardo foi emprestado ao Bolton Wanderers. Sua estréia pela equipe inglesa foi pela competição Carling Cup, na partida contra o Burnley em Setembro de 2010. Já pela Premier League sua estréia foi contra a equipe do Wigan Athletic em Outubro do mesmo ano. Seu primeiro gol foi marcado nesta temporada contra o Wigan. Em termos de seleção as únicas aparições de Ricardo foram pela seleção as Espanha Sub-19, marcando apenas 6 vezes. Ricardo é um espanhol com a ginga brasileira e ainda tem muito que aprender, esta temporada esta sendo muito importante para ele, Ricardo pode agradar muito sua torcida e com o tempo com certeza teremos mais um talento mundial.
Mateus da Matta  

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Na hora de brilhar



Javier Magro Matilla nasceu na cidade de Quero na Espanha. Matilla sempre foi determinado a alcançar seus objetivos, era um jovem cheio de sonhos e expectativas. Sua primeira chance no futebol foi pela equipe de juniores do Albacete, onde teve a preparação necessária, Matilla firmou-se na posição de meio-campo sabendo ajudar principalmente na marcação. Após uma breve passagem pela equipe do Albacete em 2006, no ano seguinte iria assinar um contrato com o Vllarreal CF equipe onde teria a melhor oportunidade como jovem. No ano de 2007 Matilla foi integrado a equipe B do Villarreal, pois alem de ser muito jovem o plantel principal contava com outras revelações de impacto como Cazorla e Rossi. Mas pra quem achava que ficar no time reserva era ruim, penso errado Matilla jogando pela equipe B demonstrou futebol defensivo e guerreiro que contagio o olhar de muitos dentro do clube. A equipe B só jogava partidas amistosas tanto que em mais de 60% dos jogos Matilla foi titular, o seu compromisso com a equipe B foi ate o ano de 2010 onde completou 95 jogos pela equipe do El Madrigal. Coma a saída de Valverde do Villarreal, o submarino amarelo teve como opção trazer Carlos Garrido para treinar clube. Já sob controle de Garrido o Villarreal vinha em um tempo em que muitos jogadores sofriam com lesão tanto que o novo treinado teve que promover alguns novos jogadores como: Mario, Cristóbal, Catalá, Matilla, Musacchio, Oriol e outros, com base nisso Matilla começou a ter mais oportunidades para mostrar o seu futebol. O ano de 2011 reserva para Matilla muitas surpresas, a confiança de Garrido ajudara com certeza no desenvolvimento do jogador. Podemos esperar muitas coisas de Matilla, mas será que ele nos proporcionara um bom espetáculo? Por isso ficaremos ligados na La liga e no submarino amarelo.
Mateus da Matta

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O guerreiro da Cruz de Malta



Willen Mota Inácio nasceu no dia 10 de Janeiro de 1992, Rio de Janeiro, Brasil. Willen é morador da zona sul do Rio de Janeiro, menino de origem humilde e dono de um bom futebol invejável, começou a jogar futebol atuando pela escolinha do Clube de Regatas Vasco da Gama no ano de 2003 aos 11 anos. Começou na posição de meia, mas ao longo do tempo foi jogando mais ofensivamente ate chegar ao ataque, em 2003 a equipe vascaína comemorava o título do campeonato carioca, neste período que o jovem entrou determinado na equipe pré-mirim do clube da colina. Garoto meio franzino Willen tinha apenas um sonho: O de jogar futebol. Em 2003 Willen ajudou a equipe vascaína a conquistar o titulo do campeonato pré-mirim, nos anos de 2004 e 2005 já atuando pelo mirim Willen consagrou-se novamente campeão e artilheiro da competição. Sua ótima educação e determinação dentro de campo o jovem atacante já começava a avançar na escala de clubes de base tanto que em 2006 já atuava pela classe infantil do clube. Pela temporada infantil o camisa “9” se tornou o homem gol da equipe, apelido muito bem apropriado, pra tirar todas duvidas em 2007 Willen novamente terminou o Estadual como artilheiro. Em 2007 Willen fazia parte do plantel campeão da Sub-17 da Copa do Brasil, detalhe que ele foi um dos principais jogadores responsáveis pela conquista do titulo. Em 2009 Willen brilhava com a camisa cruz maltina pela Copa São Paulo de Futebol Júnior, destaque da equipe sempre deixava seu gol e foi responsável pelo Vasco passar a segunda fase. Infelizmente o Vasco não terminou como campeão, mas Willen fez ótimas aparições e fechou com chave de ouro. Tanto sucesso na equipe vascaína rendeu a Willen vaga nas seleções de base brasileira, em 2009 foi junto com a seleção para o México e não decepcionou. Muito elogiado pela classe administrativa do Vasco deu uma sumida das telas e revistas, mas continuava a treinar e tendo total confiança da diretoria da equipe. Em 2011 Willen é o dono da camisa 9 vascaína e brilha marcando gols pela equipe na Copa São Paulo de Futebol Júnior, e já deixou 3 na goleada de 7x0 em cima da equipe do Linense. Willen merece ser muito bem observado, é mais uma jóia do futebol brasilero.
Mateus da Matta

domingo, 9 de janeiro de 2011

Na briga por um espaço



Eduardo Antonio Salvio nasceu no dia 13 de Julho de 1990 na cidade de Avellaneda na Argentina. Começou muito jovem a jogar futebol, tinha qualidades dentro de campo que o diferenciava dos outros, era rápido, finalizador, companheiro e bom aproveitador, desfrutava de todos estes atributos dentro das camadas jovens do Lanús. Sua permanência no time era cada vez mais concreta Salvio era xodó da torcida e o queridinho dos amigos, tinha tudo para dar certo. Sua estréia no Campeonato Argentino estava prevista para 2007, mas por problemas com sua idade infelizmente teve que esperar mais um pouco. Já no ano de 2008 Salvio estava mais do que pronto para começar a atuar pelo campeonato mais importante de seu país, mas para que Salvio pudesse se concretizar na equipe principal tinha que mostrar seu valor, prova disso sua estréia no Apertura foi contra a equipe do Boca Juniors, não mercou nenhum gol, mas provou para sua torcida que estava ali para fazer seu melhor. Seu momento no clube era ótimo tanto que já era nome entre os titulares, sentia-se muito feliz, pois sua carreira estava prestes a começar. Seus primeiros gols como profissional foram marcados na vitoria contra o Argentino Juniors por 4x2. A temporada não poderia ter sido melhor para este jovem atacante, seus gols ajudaram a sua equipe a acabar entre os lideres, ficou empatado com seu companheiro como artilheiro do time. Em 2009 olheiros da equipe do Atlético de Madrid faziam observações durante os treinos do jovem, assim como o clube espanhol o Manchester United, Liverpool e Chelsea também eram interessados no futebol de Salvio, os palpites de jornais da Argentina era de um acordo de Salvio com a Fiorentina ou com o Manchester. Todas as especulações acabaram quando o argentino no dia 12 de Janeiro de 2010 assinou um contrato lucrativo com a equipe do Atlético de Madrid. No mesmo ano atuou poucas vezes pela La Liga, e quando entrava era no segundo tempo, participou da final da Liga Europa contra o Fulham tornando-se campeão. Sua permanência na Espanha era arriscada, tanto que no dia 19 de Agosto do mesmo ano Salvio foi negociado com o Benfica, o contrato era garantir sua permanência por uma temporada na Liga Sagres, o que lhe ajudou em sua escolha foi o fato de poder atuar na UEFA Champions League. Salvio vem atuando freqüentemente na equipe titular do Benfica, faz partidas importantes e tornando-se decisivo. Salvio ainda tem muito que mostrar, mas ate la, ficaremos na espera.
Mateus da Matta

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Na toca da raposa



Sebastião de Freitas Couto, “Sebá”, nasceu na cidade de Salvador na Bahia. Este jovem atacate começou sua carreira no futebol nas categorias infantis do Vitória na lateral-esquerda com apenas nove anos, sempre sabendo aproveitar o melhor domínio da perna esquerda. Pelo time rubro-negro baiano ele ficou dois anos, onde depois transferiu-se para o rival Bahia, onde permaneceu por três anos, mas teve que sair por problemas em seu contrato. Com a ajuda de empresários que já observavam o talento de Sebá, levaram o jogador para a ABB, clube tradiconal na base baiana. Nesta época o jovem jogador mudou sua posição, aproximando-se um pouco mais do gol, atuando desta vez como meio-atacante. Foi destaque no campeonato infantil baiano em 2007 pela ABB com 11 gols na competição, Sebá ajudou o time a alcançar o terceiro lugar do certame, realmente um feito notável. Com boa campanha e ótima forma física o jogador empresariado foi levado para um período de testes na equipe do Cruzeiro. Ao chegar ao Cruzeiro o técnico Alexandre Grasselli percebeu as qualidades do jogador e começou a escalá-lo no ataque, atuando na nova posição viajou com a equipe para a Suécia para jogar a Gothia Cup, para felicidade do grupo o Cruzeiro foi o grande campeão. Mas apesar das boas atuações, o baiano teria que mostrar seu valor, prova disso à equipe azul celeste emprestou o jogador para o Itaúna para ganhar experiência. No Itaúna Sebá mais uma vez destacou-se balançando as redes nove vezes. Voltando para o Cruzeiro, seu próximo desafio seria enfrentar um campeonato de muita importância a adorada, a Copa São Paulo de futebol Junior do ano de 2010, Sebá, Uchoa e Thiaguinho eram os grandes destaques da equipe. A equipe do Cruzeiro durou ate as quartas-de-final onde foi eliminado pelo São Paulo, mesmo sendo eliminados, Sebá mostrou para muita gente raça, calma e muitos gols. Sebá era querido pela torcida e pelos companheiros de equipe, tinha tudo para ter uma carreira cheia de alegrias. No final do ano de 2010 pela Taça BH, a equipe cruzeirense veio com um elenco muito parecido com o da Copa São Paulo, mas desta vez a determinação dos jogador era maior, o entrosamento da equipe era muito forte, e Sebá estava mais uma vez preparado para um novo desafio. O campeonato foi passando ate a final, a alegrias da equipe azul celeste não podia ser maior, pois a equipe era finalista junto com o Palmeiras. A partida final foi cheia de emoção a equipe paulista encontrava-se sem dois jogadores por causa de expulsões, o Cruzeiro pressionava freqüentemente, o sufoco acabou quando o juiz anunciou o fim da partida e o inicio da cobrança de pênaltis. As cobranças terminaram 4x3 pro Cruzeiro, consagrando-se campeão da competição. Sebá foi responsável pelo titulo, é hora de pensar, será que já esta na hora da promoção? Vamos tirar esta curiosidade quando a emoção do campeonato mais disputado do mundo começar.
Mateus da Matta

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Academia Puma: Escola de talentos



Tive o prazer de pesquisar e ler a historia de jogadores como: Cristiano Ronaldo, Nani, Luis Figo, Simão Sabrosa, Miguel Veloso, João Moutinho, Rui Patrício e muitos outros, que são conhecidos e adorados hoje em dia por causa das categorias juvenis do Sporting de Lisboa, a Academia Puma. Como este blog tem como principal assunto falar sobre jovens revelações tive a idéia de criar esta edição especial falando um pouco mais sobre o trabalho desta escola de craques. O nome Academia Puma foi inaugurado no dia 21 de Junho de 2002 em um amplo espaço com cerca de 250 mil m², espaço construído e aproveitado pela diretoria do Sporting, para ajudar a proporcionar melhor auxílio às camadas jovens e a equipe principal dos leões. A Academia tem como principal finalidade investir nas camadas jovens, aptos e determinados a seguir uma carreira, neste mundo cada vez mais competitivo que é o futebol, permitindo a SAD do clube para gerar ótimos jogadores para seu plantel profissional com total desenvolvimento do jogador. O espaço desta Academia e composto por cinco campos de futebol com um relvado natural com um piso artificial e um recinto coberto. Contem ainda ginásios, centro médico e apoio a visitantes. O campo principal da Academia dispõe ainda e uma bancada, parcialmente coberta com capacidade para mil espectadores, a Academia conta ainda com o edifício central, e com outras infra-estruturas, um auditório, sala de conferência de imprensa, sala de reuniões e apresentação, entre outros. Vocacionada para treino, estágio e formação, o complexo esta homologado para competições de futebol adequadas ás suas características. Uma das condições essenciais para garantir o sucesso da Academia é a qualidade, fiabilidade e ótima infra-estrutura. Serviu de centro de estágio á seleção Portuguesa no Euro 2004, e outros clubes fizeram pré-temporada na Academia como: Dortmud, Dinamo Zagreb e outros. É considerado por grandes personalidades do futebol Mundial como: Luis Felipe Scolari, Jose Pekerman, Pierluigi Colina, Alex Ferguson, Roy Keane e muitos outros como uma das melhores academias de futebol já vista. A Academia Sporting Puma foi recentemente considerada a melhor academia de formação de futebol da Europa. Obteve o certificado de qualidade, sendo a única na Europa a obter este diploma. Todas estas informações provam que o diploma foi merecido, alias quando falam de camadas jovens eles tem total razão em falar que é a melhor da Europa, principal responsável por mostrar para o mundo jogadores de habilidades inigualáveis, a seleção portuguesa deve agradecer pelas jóias que há anos vem sido reveladas nesta brilhante Academia. Ate hoje em dia vemos a equipe do Sporting revelando jogadores com excelente forma física e ótimo censo de profissionalismo, um deles é o já citado Rui Patrício goleiro revelado nesta Academia e hoje em dia goleiro de seleção, se voltarmos um pouco mais no tempo veremos que muitos outros craques da seleção foram formados na academia, quem não se lembra de Luis Figo e Simão Sabrosa, um pouco mais atual como Cristiano Ronaldo e Nani. O que mais será que podemos esperar da Academia Puma? Qual será o próximo bom jogador? Ficaremos na espera, mas sempre atentos ao que eles têm a nos oferecer.
Mateus da Matta

sábado, 1 de janeiro de 2011

No caminho certo



Federico Javier Santander Mereles nasceu no dia 4 de Junho de 1991 em San Lorenzo no Paraguai. Santander começou a andar na estrada do futebol muito novo, nas categorias de base do Guarani do Paraguai, tendo futebol determinado e um sentido finalizador incrível, o jovem atacante sempre teve facilidade e atuar na parte ofensiva do campo. Ainda muito novo e só podendo atuar em categorias juniores, Santander sempre buscava mais, se mantinha focado em querer sempre melhorar seus estilo de jogo, começaria ali sua caminhada ao verdadeiro futebol. Seu desenvolvimento precoce gerou interesse dos dirigentes do clube, alias a era hora de testar o que eles tinham nas mãos. No ano e 2005 Santander começou a aparecer junto com a equipe Sub-20 do Guarani, participando de partidas amistosas e campeonatos da categoria. O campeonato que praticamente “revelou” seu futebol pro mundo foi no Sub-20 realizado em Valencia na Espanha. Após tornar-se campeão do torneio surgiram diversas propostas de clubes de grande nome na Europa como o do AC Milan da Itália. No ano de 2008 aos 16 anos de idade, Santander fez sua estréia na equipe principal do Guarani na goleada de 5x2 em cima da equipe de Tacuary, marcando um dos gols para a equipe. Depois desta partida Santander começou a aparecer freqüentemente na equipe durante todo o campeonato. No dia 31 de Agosto de 2010, esta prospera revelação transferiu-se para o futebol francês, resumindo era uma nova cara no Toulouse FC, sua chegada ao plantel francês foi recebia de braços abertos pelo treinador Alain Casanova. Em relação à seleção Santander apareceu na Copa do Mundo Sub-20 da FIFA no Egito, o primeiro gol da seleção paraguaia foi marcado por Santander. No ano de 2010 Santander assumiu uma grande responsabilidade, substituiu Roque Santa Cruz na seleção principal do Paraguai exatamente sendo o novo dono da camisa 9. Santander ainda tem muito que aprender, mas já esta a garantir seu espaço no Toulouse, na seleção e no futebol, ainda vão ouvir muito falar sobre este paraguaio bom de bola.
Mateus da Matta