sábado, 12 de março de 2011

O despertar de um capitão


O jogador a ser abordado hoje será Diego Fabián Polenta Musetti (Polenta). Nascido no dia 6 de fevereiro de 1992 na cidade de Montevideo no Uruguai, começou seu caminho no futebol na equipe de base do Danubio no início de 2005, com boa envergadura e força, foi fácil o entrosamento do jogador com a posição, no principio atuava como zagueiro após períodos de testes foi acostumando-se como lateral esquerdo. Resumindo sua passagem pelo Danubio, Polenta ficou apenas dois anos na equipe uruguaia, sem nunca atuar pela equipe principal, após este tempo o jovem zagueiro foi negociado com o Genoa da Itália. Já habituado a Itália, Polenta não teve muita dificuldade para enturmar-se, muito pelo contrario sua chegada deu um gás na equipe base na equipe do Genoa, o entusiasmo e interesse nos treinos lhe renderam no ano de 2009 uma vaga no Mundial sub-17 pela seleção do Uruguai onde a partir daí começava sua intimidade com faixa de capitão. 

Com as atenções voltadas para o Genoa Polenta ainda não teve a oportunidade de poder fazer parte da equipe principal, detalhe que não mexeu com a qualidade do jogador, muito pelo contrario o fez esforçar-se ainda mais. Mesmo não atuando na equipe principal do Genoa, Polenta foi digno de ser convocado para o Sul-Americano sub-20 que foi realizado no Peru. No Mundial ao lado dos destaques Cabrera, Luna e Cepelini, a equipe Uruguaia chegou na grane final, mas teve o sonho despedaçado após a goleada sofrida pela seleção brasileira que enfim tornou-se campeã. 


De volta mais uma vez a Itália sua rotina de treinos e praticamente a mesma e mesmo assim Polenta se dedica 100%, esforço que lhe rendeu esse ano uma vaga na equipe de Oscar Tabárez na seleção principal do Uruguai. Hoje em dia a braceleira de capitão é propriedade de Diego Forlán, mas quem sabe se isso um dia vai mudar? As atuações de Polenta hoje pode lhe render respeito amanhã, saberemos se acompanharmos essa jovem estrela. De olho nele.


Mateus da Matta